O uso das TICs é uma
realidade aparente na atualidade e desperta a curiosidade em conhecer coisas
novas. Em vista disso, a escola pode ser tornar uma porta de entrada ao uso
consciente dessas tecnologias, artefato cada vez mais necessário na vida das
pessoas.
Quem se imagina ficar um
dia que seja sem celular, sem computador ou afins e sem usar algum tipo de
tecnologia? Essa é uma realidade cada vez mais distante, por mais
“anti-tecnologias” que alguém seja.
Lopes (2011) aborda que as
escolas que não acompanham essa realidade acabam afastando seu aluno da sala de
aula não despertando interesse nos mesmos. É inegável o poder hipnotizante dos
recursos tecnológicos em crianças desde a mais tenra idade. Além disso, gera um
obstáculo ainda maior ao trabalho do professor que, muitas vezes desatualizado,
mantém suas aulas na mesmice.
Por outro lado, como
aplicar as TICs na Educação Infantil sem comprometer o desenvolvimento da
criança, seja sociológico, psíquico ou biológico? Eis o grande desafio da
Pedagogia!
Usar tecnologias é um modo
de estar inserido na sociedade atual, o aluno ao entrar na
escola, leva consigo suas vivências e aprendizados de outros ambientes e as TICs o remetem ao conhecimento não só da sua realidade, como de outras realidades, despertando-lhe senso crítico que o faz ser mais participativo e motivado
em sala de aula.
Cabe às instituições
refletirem sobre seu processo educativo e ao próprio educador desafiar a si
mesmo e os alunos, quebrando paradigmas da escola tradicional, dinamizando as
aulas e inserindo um uso consciente de tecnologias, direcionando o olhar
discente a reconhecer que as TICs são importantes em determinados momentos, mas
não tiram a necessidade do diálogo com a família, com os amigos, da
intercomunicação entre pais e escola e de se estabelecer lições de cidadania.
Outro ponto fundamental
apontado por Lopes et al (2011) é sobre o que o professor pode abordar em sala
de aula:
Muitos
fatores contribuem para que a aprendizagem ocorra e devem ser levados em
consideração pelos educadores e educadoras, como por exemplo, a quantidade e a
qualidade do conhecimento acumulado que constitui a estrutura cognitiva do ser
que aprende; o conteúdo que vai ser ensinado e a forma como ele está
organizado; as maneiras como ele será disponibilizado para o aluno; as
interações que o indivíduo manteve e mantém na vida.
Vale salientar que o uso das TICs na Educação
Infantil não deve ser indiscriminado, e sim devidamente acompanhado, orientado
e principalmente planejado pelo educador, visando atingir o objetivo pretendido
pela metodologia adotada.
Referência: LOPES, Alzeni Ferreira. et al. O Desafio do uso das TIC na Educação Infantil. Pernambuco: Revista Pandora Brasil, 2001. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/filosofia_34/alzeni.pdf. Acesso em: 02/08/2017.
Abraços de toda equipe:
Ana Clara, Esmeralda, Janaína e Josué
Referência: LOPES, Alzeni Ferreira. et al. O Desafio do uso das TIC na Educação Infantil. Pernambuco: Revista Pandora Brasil, 2001. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/filosofia_34/alzeni.pdf. Acesso em: 02/08/2017.
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