quinta-feira, 17 de agosto de 2017

As TICs na Educação Infantil

O uso das TICs é uma realidade aparente na atualidade e desperta a curiosidade em conhecer coisas novas. Em vista disso, a escola pode ser tornar uma porta de entrada ao uso consciente dessas tecnologias, artefato cada vez mais necessário na vida das pessoas.
Quem se imagina ficar um dia que seja sem celular, sem computador ou afins e sem usar algum tipo de tecnologia? Essa é uma realidade cada vez mais distante, por mais “anti-tecnologias” que alguém seja.
Lopes (2011) aborda que as escolas que não acompanham essa realidade acabam afastando seu aluno da sala de aula não despertando interesse nos mesmos. É inegável o poder hipnotizante dos recursos tecnológicos em crianças desde a mais tenra idade. Além disso, gera um obstáculo ainda maior ao trabalho do professor que, muitas vezes desatualizado, mantém suas aulas na mesmice.
Por outro lado, como aplicar as TICs na Educação Infantil sem comprometer o desenvolvimento da criança, seja sociológico, psíquico ou biológico? Eis o grande desafio da Pedagogia!
Usar tecnologias é um modo de estar inserido na sociedade atual,  o aluno ao entrar na escola, leva consigo suas vivências e aprendizados de outros ambientes e as TICs o remetem ao conhecimento não só da sua realidade, como de outras realidades, despertando-lhe senso crítico que o faz ser mais participativo e motivado em sala de aula.
Cabe às instituições refletirem sobre seu processo educativo e ao próprio educador desafiar a si mesmo e os alunos, quebrando paradigmas da escola tradicional, dinamizando as aulas e inserindo um uso consciente de tecnologias, direcionando o olhar discente a reconhecer que as TICs são importantes em determinados momentos, mas não tiram a necessidade do diálogo com a família, com os amigos, da intercomunicação entre pais e escola e de se estabelecer lições de cidadania.
Outro ponto fundamental apontado por Lopes et al (2011) é sobre o que o professor pode abordar em sala de aula:
Muitos fatores contribuem para que a aprendizagem ocorra e devem ser levados em consideração pelos educadores e educadoras, como por exemplo, a quantidade e a qualidade do conhecimento acumulado que constitui a estrutura cognitiva do ser que aprende; o conteúdo que vai ser ensinado e a forma como ele está organizado; as maneiras como ele será disponibilizado para o aluno; as interações que o indivíduo manteve e mantém na vida.


            Vale salientar que o uso das TICs na Educação Infantil não deve ser indiscriminado, e sim devidamente acompanhado, orientado e principalmente planejado pelo educador, visando atingir o objetivo pretendido pela metodologia adotada.


Abraços de toda equipe:
Ana Clara, Esmeralda, Janaína e Josué


Referência: LOPES, Alzeni Ferreira. et al. O Desafio do uso das TIC na Educação Infantil. Pernambuco: Revista Pandora Brasil, 2001. Disponível em:  http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/filosofia_34/alzeni.pdf. Acesso em: 02/08/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário